domingo, 6 de fevereiro de 2011

Organização

Não é de hoje que venho descobrindo um lado meu que nem eu sabia que tinha: o lado que diz que as coisas devem estar em seus devidos lugares e que dormir com a pia cheia de louça está totalmente fora de cogitação.
O fato é que desde que vim morar em São Paulo e que me vi "dona de casa", passei a valorizar - muito! - louça lavada (e guardada!) e cama arrumada. Confesso que quando morava na casa da minha mãe essas coisinhas passavam meio que "batido". Não que eu não me importasse com a ordem e o progresso da casa de dona Olga. O negócio é que essas coisas não eram minhas prioridades. 
Bom, não cheguei a virar uma neurótica em arrumação.  Mas gosto de chegar em casa e saber que vou encontrar minha cama arrumada, o banheiro em ordem e a cozinha limpa! Esses três ítens já me deixam super feliz!
Meu marido tem aprendido a valorizar esses detalhes e tem me ajudado a manter nosso lar,doce,lar arrumadinho. (abre parênteses: ok, não vou enganar vcs! ele reclama, às vezes deixa a louça na pia e nem sempre arruma a cama direito.... rs mas tem se esforçado! e isso já vale muitos pontos!)
Ainda falta muito para gente se tornar expert no assunto "organização". E, sinceramente? Nem sei se a gente chega lá! rs
É que, pesquisando sobre o assunto, a gente percebe que esse lance de colocar tudo no lugar dá mais trabalho do que se imagina.
Não a toa, surgiu, nestes últimos anos, uma profissão chamada "personal organizer", que nada mais é que uma pessoa especializada em organizar a casa - e a vida - de outras pessoas.
Mestres na arte de etiquetar e de separar, por cores, as roupas e sapatos de seus clientes (nossa! meu sonho era que uma cidadã dessas viesse aqui em casa e arrumasse o meu guarda-roupa! rs), esses profissionais conseguem criar espaço em lugares onde a gente jamais imaginou que houvesse condições!
Bom, não faço ideia de quanto custa o serviço de um personal organizer (vale a tabela da minha irmã? é a organizada da família! e quando dividíamos o quarto, ela me cobrava R$ 30 para arrumar meu lado do guarda-roupa! hihihihi), mas dá para pegar algumas dicas com eles e tentar solucionar problemas domésticos de organização.
Um bom site sobre o assunto é o OZ! Organize sua vida.
Lá há dicas como, por exemplo, as que selecionei abaixo!
Todas testadas e aprovadas, girls!







  • Guarde todos os seus remédios numa caixa com tampa e fecho. Dessa forma terá todos os remédios num só lugar, não ficando espalhados pela casa.



  • Prefira guardar toda a maquiagem em um lugar só. Uma boa opção é uma nécessaire grande ou uma caixa com alça, que facilita na hora de transportar numa viagem. Os pincéis devem ser colocados numa cartela própria para evitar que se deformem. Separe os que são usados para sombra de acordo com a cor, por exemplo os usados para passar sombra verde devem ficar separados dos demais, e assim sucessivamente.



  • A regra de ouro é não deixar a louça suja acumular. Se alguém deixa um prato sujo na pia, o próximo já acha que não precisa lavar e daí já viu. Se todo mundo adotar a rotina de lavar a loça assim que sujar, a bagunça fica sob controle. 
  • Atrás da porta do banheiro: um bom espaço para guardar bijouterias, que ficam à mão na hora de se arrumar em frente ao espelho. Um cabide transparente especial facilita a vida. Secador de cabelo, escovas e os cosméticos mais usados diariamente também podem ser guardados em umcabide multiúso.





E aí? Anima dar aquela arrumadinha na casa?


E para quem quiser ler mais dicas de organização/arrumação, seguem outros endereços:
Blog Chega de bagunça
Blog Your Life. Organized (esse é para quem lê em inglês)
Blog Uma casa organizada




Bjinhos! (Mas um de cada vez que é para não virar bagunça, ok? hihihihihi)

Um comentário:

  1. Adorei as sugestões. Já conhecia algumas, utilizo outras e vou tentar as novidades. Um beijo!

    ResponderExcluir